sexta-feira, 22 de julho de 2011

CA - Plano de Aula - ( X )

PLANO DE AULA SEMANAL

1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA SEMANA:
·         Desenvolver o controle motor, o equilíbrio, a atenção.
·         Trabalhar a família silábica da palavra : XÍCARA.
·         Escrever e ler frases com a palavra XÍCARA.
·         Operar com a noção de adição e subtração, utilizando material concreto.
·         Montar vocabulário da palavra XÍCARA.
·         Ler e criar frases com palavras dos vocabulários estudados.
·         Trabalhar os numerais do 0 ao 39 relacionando-os as suas quantidades.

DATA: _____________________
2. 1ª RODINHA:
                Cantar músicas de entrada, chamada com música, janela do tempo.
                Novidade embrulhada: ______________________________________________
                Contar história: ____________________________________________________
                Combinados da semana.
3. JOGO
Adivinha quem é:

Os participantes são reunidos em grupos formando um círculo no chão, onde permanecerão sentados. Chamar um voluntário, que terá seus olhos vendados pela professora. Depois de vendar os olhos do aluno, a professora fará sinal para outra criança se aproximar de modo que o que estará de olhos vendados possa tocá-lo. Através do toque o aluno deverá reconhecer o amigo. Depois troca-se os alunos até o último.

4. DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
Apresentar às crianças a palavra XÍCARA e mostrar o traçado correto da palavra. Lembrar o nome das letras e separar a palavra em sílabas. Criar com eles uma história com a palavra apresentada, promovendo a leitura oral. Ler também a família silábica da palavra apresentada. DA, DE DI, DO ,DU, DÃO. Verificar com eles se tem alguém na sala cujo nome começa ou tem a letra X. apresentar o cartaz da família silábica da XÍCARA e incentivar a leitura oral. Pedir que falem oralmente palavras cujos nomes começam com a letra X.

5. ATIVIDADES DO DIA:
Exercícios de Português;
Matemática;
Desenho livre com giz;
Cantinhos da sala.


DATA: __________________
2. 1ª RODINHA:
                Cantar músicas de entrada, chamada com música, janela do tempo.
                Novidade embrulhada: ______________________________________________
                Contar história: ____________________________________________________
                Combinados da semana.
3. JOGO                                                      
Estoura balão:

 Formam-se dois círculos com as crianças em pé e será entregue um balão a cada um dos elemento de cada grupo. Ao sinal do professor, os alunos terão que encher a bola até estourar.
Ganha o aluno que encher e estourar o balão primeiro, lembrando que não pode estourar o balão com as unhas.

4. DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
Montar com as crianças, o vocabulário da XÍCARA, XUXA, XÁCARA, XAMPU, XALE, XAROPE, XERIFE, XERETA, XADREZ, BRUXA, BEXIGA, LIXA, LUXO, LIXO. Escolher palavras e formar frases ligadas pelo sentido. Promover a leitura individual e coletiva das frases. Promover a leitura das palavras separadamente.

5. ATIVIDADES DO DIA:
Desenho livre com giz de cera;
Massa de modelar;
Pintura de desenho;
Colagem com círculos;
Exercícios de português e matemática.


DATA: _____________________
2. 1ª RODINHA:
                Cantar músicas de entrada, chamada com música, janela do tempo. Combinados do dia.
                Novidade embrulhada: ______________________________________________
                Contar história: ____________________________________________________

3. JOGO
Abraço Apertado
Dividir a turma em dois grupos e ao sinal do professor os alunos encherão os balões e vão abraçar os amigos com o balão entre eles para que estoure. Ganhará o grupo que estourar todos os balões em menos tempo.


4. DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
Com auxílio de material concreto efetuar com eles operações de adição e subtração, mostrando no quadro branco a resolução das continhas na horizontal e na vertical, tendo como objetivo reconhecer os números e operar com material concreto. Ainda em roda, separar objetos de acordo com características estabelecidas pela professora: grosso, fino, pequeno, grande, pesado, leve, etc. Fazer no quadro os numerais do 0 ao 39, sendo que deixando espaços para que completem com os numerais que estiverem faltando.
5. ATIVIDADES DO DIA:
Exercícios de Português da família silábica do DADO;
Matemática, operações e quantidades;
Desenho livre com tinta guache;
Cantinhos da sala.


DATA: __________________
2. 1ª RODINHA:
                Cantar músicas de entrada, chamada com música, janela do tempo. Não esquecer de contar e anotar as crianças presentes, ausentes, nº de meninos e meninas.
                Novidade embrulhada: ______________________________________________
                Contar história: ____________________________________________________
                Combinados do dia.
3. JOGO
Estoura bola com o pé

Amarrar no cadarço de cada criança um balão e mostrar o espaço que pode ser utilizado para a brincadeira, lembrando que quem não cumprir as regras, sairá da brincadeira. Ao sinal da professora os alunos terão que proteger suas bolas e tentar furar a bola do amigo. Ganhará o aluno ou os alunos que ficarem com seus balões ao final do jogo. Aquele que tiver seu balão furado sairá da brincadeira.

4. DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
Criar uma redação cooperativa com as palavras do vocabulário do DADO, fazendo grupos separados de meninos e meninas para a leitura oral continuada e leitura individual. Promover a leitura dos cartazes espalhados pela sala. No quadro, escrever sílabas separadamente e pedir que formem palavras. Cada criança que montar uma palavra, irá ao quadro escrevê-la.

5. ATIVIDADES DO DIA:
Desenho livre com giz de cera;
Cantinhos da sala;
Dobradura;
Leitura e interpretação de texto.
Exercícios matemática.


DATA: __________________
2. 1ª RODINHA:
                Cantar músicas de entrada, chamada com música, janela do tempo.
                Novidade embrulhada: ______________________________________________
                Contar história: ____________________________________________________
                Combinados do dia.

3. JOGO
Pular corda
Montar duas fileiras com crianças, de forma que fiquem em quantidades iguais. Ao sinal da professora o primeiro aluno irá pular corda até errar ou se sentir cansado, para que o próximo amigo tenha a oportunidade de brincar também. O professor pode ir mudando os batedores da corda.

4. DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
Criar uma redação cooperativa com as palavras do vocabulário da XÍCARA, fazendo grupos para a leitura oral continuada e leitura individual. Promover a leitura dos cartazes espalhados pela sala. No quadro, escrever sílabas separadamente e pedir que formem palavras. Cada criança que montar uma palavra, irá ao quadro escrevê-la e em seguida separará as sílabas.
Fazer com as crianças dramatização que necessite fazer cálculos, pedir que explicitem o pensamento no quadro branco efetuando as operações.

5. ATIVIDADES DO DIA:
Desenho livre com giz de cera;
Cantinhos da sala;
Dobradura;
Exercícios de português e matemática: Redação e grade de palavras.





3 comentários: