sexta-feira, 22 de julho de 2011

CA - Plano de aula ( J )

PLANO DE AULA SEMANAL

1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA SEMANA:
·         Desenvolver o controle motor, o equilíbrio, a atenção.
·         Trabalhar a família silábica da palavra : JANELA.
·         Escrever e ler frases com a palavra Janela.
·         Operar com a noção de adição e subtração, utilizando material concreto.
·         Montar vocabulário da palavra janela.
·         Ler  e criar frases com palavras dos vocabulários estudados.
·         Trabalhar os numerais do 0 ao 20.

DATA: _____________________
2. 1ª RODINHA:
                Cantar músicas de entrada, chamada com música, janela do tempo.
                Novidade embrulhada: ______________________________________________
                Contar história: ____________________________________________________
                Combinados da semana.
3. JOGO
Corrida dos pés amarrados:

Marca-se um local de partida e outro de chegada. Os participantes são reunidos em duplas. Com uma fita, o tornozelo direito de um é amarrado ao tornozelo esquerdo de seu par. Dado o sinal, as duplas participantes devem correr até a chegada. Marca-se um local de partida e outro de chegada. Vence a dupla que chegar primeiro.

4. DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
Apresentar às crianças a palavra JANELA e mostrar o traçado correto da palavra. Lembrar o nome das letras e separar a palavra em sílabas. Criar com eles uma historia com a palavra janela, promovendo a leitura oral. Ler também a família silábica da palavra apresentada. JA, JE, JI, JO, JU, JÃO. Verificar com eles se tem alguém na sala cujo o nome começa ou tem a letra j.

5. ATIVIDADES DO DIA:
Exercícios de Português;
Matemática;
Desenho livre com giz;
Cantinhos da sala.


DATA: __________________
2. 1ª RODINHA:
                Cantar músicas de entrada, chamada com música, janela do tempo.
                Novidade embrulhada: ______________________________________________
                Contar história: ____________________________________________________
                Combinados da semana.
3. JOGO
Dança da laranja:

 Formam-se alguns casais para a dança. Uma laranja é colocada entre as testas de cada par. Os casais devem dançar, sem tocar na laranja com as mãos. Se a laranja cair no chão, o casal é classificado. A música prossegue até que fique só um casal. Caso não tenha a laranja, a brincadeira poderá ser feita com bolas leves.

4. DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
Montar com as crianças, o vocabulário da JANELA: JACA, JOÃO, JOSÉ, JOANA, JUDAS, JAMBO, JILÓ, JIPE, JABUTICABA, JANTAR, PIJAMA, JABUTI, JACARÉ, JIBOIA, JEITO. Escolher palavras e formar frases ligadas pelo sentido. Promover a leitura individual e coletiva das frases. Promover a leitura das palavras separadamente.

5. ATIVIDADES DO DIA:
Desenho livre com giz de cera;
Massa de modelar;
Contorno com cola colorida;
Exercícios de português e matemática.


DATA: _____________________
2. 1ª RODINHA:
                Cantar músicas de entrada, chamada com música, janela do tempo. Combinados do dia.
                Novidade embrulhada: ______________________________________________
                Contar história: ____________________________________________________
3. JOGO
PEGA-PEGA DIFERENTE:
Dividir a turma em dois grupos e identificá-los com lenços ou fitas de cores diferentes. Após o sinal do professor os grupos deverão pegar uns aos outros e a criança pega deverá ficar num espaço delimitado pelo professor. Vence o grupo que tiver mais pessoas que não foram pegas.

4. DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
Com auxílio de material concreto, como palitos e canudos, efetuar com eles operações de adição e subtração, mostrando no quadro branco a resolução das continhas, tendo como objetivo reconhecer os números e operar com material concreto. Ainda em roda, separar objetos de acordo com características estabelecidas pela professora: grosso, fino, pequeno, grande, pesado, leve, etc.

5. ATIVIDADES DO DIA:
Exercícios de Português da família silábica da JANELA;
Matemática, operações e quantidades;
Desenho livre com giz molhado;
Cantinhos da sala.


DATA: __________________
2. 1ª RODINHA:
                Cantar músicas de entrada, chamada com música, janela do tempo.
                Novidade embrulhada: ______________________________________________
                Contar história: ____________________________________________________
                Combinados do dia.
3. JOGO
Morto e vivo

 Forma-se uma grande roda com as crianças, que deverão ficar atentas aos comandos da professora. Quando a professora fala VIVO, a criança levanta ou permanece de pé, quando a professora fala MORTO, a criança deverá agachar ou permanecer agachada. Ganha as crianças que não errarem, demonstrando atenção, boa percepção auditiva e equilíbrio.

4. DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
Criar uma redação cooperativa com as palavras do vocabulário da JANELA, fazendo grupos para a leitura oral continuada e leitura individual. Promover a leitura dos cartazes espalhados pela sala. No quadro, escrever sílabas separadamente e pedir que formem palavras. Cada criança que montar uma palavra, irá ao quadro escrevê-la.

5. ATIVIDADES DO DIA:
Desenho livre com giz de cera;
Cantinhos da sala;
Dobradura;
Exercícios de português e matemática.




Um comentário: