sexta-feira, 22 de julho de 2011

CA - Plano de Aula - ( D )

PLANO DE AULA SEMANAL

1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA SEMANA:
·         Desenvolver o controle motor, o equilíbrio, a atenção.
·         Trabalhar a família silábica da palavra : DADO.
·         Escrever e ler frases com a palavra DADO.
·         Operar com a noção de adição e subtração, utilizando material concreto.
·         Montar vocabulário da palavra DADO.
·         Ler e criar frases com palavras dos vocabulários estudados.
·         Trabalhar os numerais do 0 ao 29 relacionando-os as suas quantidades.



DATA: _____________________
2. 1ª RODINHA:
                Cantar músicas de entrada, chamada com música, janela do tempo.
                Novidade embrulhada: ______________________________________________
                Contar história: ____________________________________________________
                Combinados da semana.
3. JOGO
Corrida da bola

Marca-se um local de partida e outro de chegada. Os participantes são reunidos em grupos formando 2 fileiras cada grupo. Cada grupo deverá ficar de frente para um colega e ao sinal do professor os dois saem andando e jogando a bola para o outro pertencente ao mesmo grupo. Ganha, o grupo que fizer tudo em menor tempo. Lembrando que se a bola cair, deverão pegá-la e iniciar de onde pararam.


4. DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
Apresentar às crianças a palavra DADO e mostrar o traçado correto da palavra. Lembrar o nome das letras e separar a palavra em sílabas. Criar com eles uma história com a palavra dado, promovendo a leitura oral. Ler também a família silábica da palavra apresentada. DA, DE DI, DO ,DU, DÃO. Verificar com eles se tem alguém na sala cujo nome começa ou tem a letra D. apresentar o cartaz da família silábica do DADO e incentivar a leitura oral.

5. ATIVIDADES DO DIA:
Exercícios de Português;
Matemática;
Desenho livre com giz;
Cantinhos da sala.


DATA: __________________
2. 1ª RODINHA:
                Cantar músicas de entrada, chamada com música, janela do tempo.
                Novidade embrulhada: ______________________________________________
                Contar história: ____________________________________________________
                Combinados da semana.
3. JOGO
Corre-corre:

 Formam-se dois círculos com as crianças sentadas e será entregue uma bola a um elemento de cada grupo. Ao sinal do professor, o aluno que estiver com a bola, sairá correndo por fora do círculo e entregará a bola para o amigo que está sentando ao seu lado. Ele sentará e o amigo terá que percorrer o mesmo caminho. Ganhará o grupo que fizer tudo em menor tempo.

4. DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
Montar com as crianças, o vocabulário do DADO: DEDO, DIVA, DÚVIDA, DEDÃO, DISCO, DOMINÓ, DANONE, DANÇA, DENTE, DENTADURA, DEVER, DOCE, DALMATA, DATA, DELEGADO, DESENHO. Escolher palavras e formar frases ligadas pelo sentido. Promover a leitura individual e coletiva das frases. Promover a leitura das palavras separadamente.

5. ATIVIDADES DO DIA:
Desenho livre com giz de cera;
Massa de modelar;
Contorno com cola colorida;
Exercícios de português e matemática.


DATA: _____________________
2. 1ª RODINHA:
                Cantar músicas de entrada, chamada com música, janela do tempo. Combinados do dia.
                Novidade embrulhada: ______________________________________________
                Contar história: ____________________________________________________
3. JOGO
PASSA BOLA
Dividir a turma em dois grupos e ao sinal do professor quem estiver com a bola passará rapidamente para o colega de lado, quando o professor gritar: PARA, a pessoa que estiver com a bola na mão ou que a deixar cair sai da brincadeira temporariamente. Ganha a criança que permanecer por último no jogo.
4. DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
Com auxílio de material concreto, como palitos e canudos, efetuar com eles operações de adição e subtração, mostrando no quadro branco a resolução das continhas na horizontal e na vertical, tendo como objetivo reconhecer os números e operar com material concreto. Ainda em roda, separar objetos de acordo com características estabelecidas pela professora: grosso, fino, pequeno, grande, pesado, leve, etc. Pedir que façam os numerais do 0 ao 29 no quadro. Trabalhar a noção de sucessor e antecessor com os numerais feitos no quadro.

5. ATIVIDADES DO DIA:
Exercícios de Português da família silábica do DADO;
Matemática, operações e quantidades;
Desenho livre com giz molhado;
Cantinhos da sala.


DATA: __________________
2. 1ª RODINHA:
                Cantar músicas de entrada, chamada com música, janela do tempo.
                Novidade embrulhada: ______________________________________________
                Contar história: ____________________________________________________
                Combinados do dia.
3. JOGO
Corrida do ovo
O ovo pode ser substituído por uma bolinha de papel amassada. Fazer duas filas com as crianças e dar na mão do primeiro da fila uma colher e a bolinha de papel amassada. A criança deverá colocar a bolinha na colher e ir andando e equilibrando para que a bolinha não caia. Tem que ir até um local determinado e voltar passando a colher e a bolinha para o próximo amigo da fila. Ganha a fileira que fizer o percurso em menor tempo.

4. DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
Criar uma redação cooperativa com as palavras do vocabulário do DADO, fazendo grupos separados de meninos e meninas para a leitura oral continuada e leitura individual. Promover a leitura dos cartazes espalhados pela sala. No quadro, escrever sílabas separadamente e pedir que formem palavras. Cada criança que montar uma palavra, irá ao quadro escrevê-la.

5. ATIVIDADES DO DIA:
Desenho livre com giz de cera;
Cantinhos da sala;
Dobradura;
Exercícios de português e matemática.


DATA: __________________
2. 1ª RODINHA:
                Cantar músicas de entrada, chamada com música, janela do tempo.
                Novidade embrulhada: ______________________________________________
                Contar história: ____________________________________________________
                Combinados do dia.
3. JOGO
Estafeta
Montar duas fileiras com crianças, de forma que fiquem em quantidades iguais. Ao sinal da professora o primeiro aluno irá correr e passar por baixo da corda, em seguida irá pular por dentro dos bambolês e dará a volta na garrafa de refrigerante que estará no chão. Em seguida voltará e tocará na mão do próximo amigo que irá percorrer o mesmo caminho efetuando as mesmas atividades.

4. DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
Criar uma redação cooperativa com as palavras do vocabulário do Dado, fazendo grupos para a leitura oral continuada e leitura individual. Promover a leitura dos cartazes espalhados pela sala. No quadro, escrever sílabas separadamente e pedir que formem palavras. Cada criança que montar uma palavra, irá ao quadro escrevê-la.
Fazer com as crianças dramatização que necessite fazer cálculos, pedir que explicitem o pensamento no quadro branco.

5. ATIVIDADES DO DIA:
Desenho livre com giz de cera;
Cantinhos da sala;
Dobradura;
Exercícios de português e matemática.





Nenhum comentário:

Postar um comentário