domingo, 7 de agosto de 2011

2ª semana de Agosto - 3ºAno

PLANO DE AULA SEMANAL  3º ANO
2ª SEMANA DE AGOSTO
PORTUGUÊS:
1) Ditado:
malhada
navalha
milho
Chapéu
Chuva
bananada
goiabada
amarrada
assado
Abafada
garapa
forrado
bolacha
fogão
Chocalho
telhado
medalha
leque
queijo
Pequeno
bezerro
bife
bicho
joelho
Bilhete
abelha
olha
pilha
ferro
Serrote

2) Leia e copie a fábula:
A Lebre e a Tartaruga
Autor: Esopo
Um dia, uma Lebre ridicularizou as pernas curtas e a lentidão da Tartaruga. A Tartaruga sorriu e disse: "Pensa você ser rápida como o vento; Mas Eu a venceria numa corrida.” A Lebre claro, considerou sua afirmação algo impossível de acontecer, e aceitou o desafio na hora.
Convidaram então a Raposa, para servir de juiz, escolher o trajeto e o ponto de chegada. E no dia marcado, do ponto inicial, partiram juntos. A Tartaruga, com seu passo lento, mas firme, determinada, concentrada, em momento algum, parou de caminhar rumo ao seu objetivo.

Mas a Lebre, confiante de sua velocidade,
 despreocupada com a corrida, deitou à margem
 da estrada para um rápido cochilo. Ao despertar,
 embora corresse o mais rápido que pudesse,
 não mais conseguiu alcançar a Tartaruga,
que já cruzara a linha de chegada, e agora
descansava tranquila num canto. Moral da
 História: Ao trabalhador que realiza seu
trabalho com zelo e persistência, sempre o êxito o espera.
3) De acordo com a fábula, responda:
a)      Na sua opinião, Por que a lebre aceitou o desafio da Tartaruga?
b)      Você é capaz de identificar pelo comportamento qual o tipo de personalidade de cada um dos personagens da trama?
c)       O que aconteceu depois que os dois competidores partiram do ponto inicial?
d)      Você consegue relatar alguma situação da vida real que se assemelhe ao exemplo da fábula?
e)      Você seria capaz de descrever, com suas palavras, o significado da Moral da Fábula?


4) Copie da fábula:
a) 2 substantivos comuns:
b) 1 substantivo próprio:
c) 2 verbos:
d) 2 palavras com dígrafos:
e) 2 com encontro consonantal:

5) Ilustre a fábula:

MATEMÁTICA:
1) Divida:


a) 21 : 3 =
b) 25: 3 =
c) 17 : 3 =
d) 20 : 3 =
e) 27 : 3 =
f) 13 : 3 =



2) Escreva as quantias por extenso:       
a) R$ 240,25=
b) R$ 600,50=
c) R$ 100,30=

3) Multiplique:
a) 146 x 4=                                                          b) 108 x 4=                                        c) 208 x 4=
d) 305 x 4=                                                         e) 95 x 4 =                                          f) 63 x 4 =

4) Resolva os problemas:
a) Ana quer distribuir 17 figurinhas aos seus 2 primos. Quantas figurinhas receberá cada um?
b) Fabiana quer dividir 21 empadas para seus 3 filhos. Quantas empadas cada um ganhará?
Data: ____________________
Geografia:
RECICLAGEM
A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico.
O reaproveitamento ou reutilização consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro. Um exemplo claro da diferença entre os dois conceitos, é o reaproveitamento do papel.
Vantagens da reciclagem
Os resultados da reciclagem são importantes tanto no campo ambiental, como nos campos econômico e social.
No meio-ambiente a reciclagem pode reduzir a acumulação progressiva de resíduos a produção de novos materiais, como por exemplo o papel, que exigiria o corte de mais árvores; as emissões de gases as agressões ao solo, ar e água; entre outros tantos fatores negativos.
No aspecto econômico a reciclagem contribui para o uso mais racional dos recursos naturais e a reposição daqueles recursos que são passíveis de reaproveitamento.
No âmbito social, a reciclagem proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas, através das melhorias ambientais, e tem gerado muitos postos de trabalho e rendimento para pessoas que vivem nas camadas mais pobres.
No Brasil existem os carroceiros ou catadores de papel, que vivem da venda de sucatas, papéis,alumínio e outros materiais recicláveis deixados no lixo.Eles também trabalham na coleta ou na classificação de materiais para a reciclagem.

Catadores de recicláveis em lixão
Assim, para muitas das pessoas que trabalham na reciclagem (em especial os que têm menos educação formal), a reciclagem é uma das únicas alternativas de ganhar o seu sustento.
O manuseio de resíduos deve ser feito de maneira cuidadosa, para evitar a exposição a agentes causadores de doenças.

1) De acordo com o que você leu responda:
a) Qual a importância de reciclar materiais usados?
b) que cuidados devem ter os catadores de reciclado?
c) Em que consiste o reaproveitamento?
d) De exemplos de materiais que podem ser reciclados:
e) Ilustre os materiais citados na resposta d:

Matemática:
1) Resolva os problemas:
a) Karine fez 359 doces de amendoim e 367 doces de chocolate. Quantos doces Karine fez?
b) Isabelly tinha 500 fotos. Deu 97 para sua irmã. Com quantas fotos ela ficou?
c) Annebelle tem 156 figurinhas. Sua irmã tem o triplo. Quantas figurinhas tem a irmã dela?
d) Hellen quer distribuir 29 balas entre 4 crianças. Quantas balas receberá cada uma?

2) Escreva por extenso:

368
420
509
264
507
110
96
823
750
602


3) De o sucessor dos numerais:

403
107
509
200
695
701
199
537
408
99


4) Arme e efetue as divisões:

32:4=
21:4=
16:4=
35:4=
13:4=
27:4=


5) Componha os numerais:
a) 2 centenas 5 dezenas e 7 unidades=
b) 5 centenas e 3 dezenas=
c) 4 dezenas e 7 unidades=
d) 1 centena e 9 unidades=
e) 3 centenas, 6 dezenas e 1 unidade=
f) 7 dezenas=
Data: _____________________
Português:
1) Copie e leia a lenda com atenção:
Conta a lenda que em numa tribo indígena da Amazônia, uma índia, grávida da Boiúna (Cobra-grande, Sucuri), deu à luz a duas crianças gêmeas que na verdade eram Cobras. Um menino, que recebeu o nome de Honorato ou Nonato, e uma menina, chamada de Maria. Para ficar livre dos filhos, a mãe jogou as duas crianças no rio. Lá no rio eles, como Cobras, se criaram. Honorato era Bom, mas sua irmã era muito perversa. Prejudicava os outros animais e também às pessoas.
Eram tantas as maldades praticadas por ela que Honorato acabou por matá-la para pôr fim às suas perversidades. Honorato, em algumas noites de luar, perdia o seu encanto e adquiria a forma humana transformando-se em um belo rapaz, deixando as águas para levar uma vida normal na terra. Para que se quebrasse o encanto de Honorato era preciso que alguém tivesse muita coragem para derramar leite na boca da enorme cobra, e fazer um ferimento na cabeça até sair sangue. Ninguém tinha coragem de enfrentar o enorme monstro. Até que um dia um soldado de Cametá (município do Pará) conseguiu libertar Honorato da maldição. Ele deixou de ser cobra d'água para viver na terra com sua família.
Origem: Mito da região Norte do Brasil, Pará e Amazonas.
2) Copie da lenda:
a) 2 substantivos próprios:
b) 3 substantivos comuns:
c) 2 verbos:
d) 3 palavras com dígrafos:
e) 3 com encontro consonantal:

3) Responda:
a) De que espécie de cobra a história fala?
(    ) surucucu         (    ) sucuri             (    ) jibóia

b) Quais foram os nomes dados às crianças?
c) Como era Maria?
d)Como Honorato deu fim as maldades de Maria?
e) quem libertou Honorato da maldição?

4) Separe as sílabas:

lenda
tribo
indígena
crianças
Perversa
transformando
derramar
maldição
soldado
cobra


5) Ilustre a lenda:

Matemática:
1) Decomponha os numerais:

120
34
60
300
490
107
4
16
165
8


2) Resolva as multiplicações:

128x 3=
168 x 3 =
272 x 3 =
309 x 3 =
105 x 3 =
87 x 3 =


3) De o antecessor dos numerais:

130
400
56
127
301
409
210
99
174
120


4) Escreva por extenso as quantias:
a) R$ 304,50
b) R$ 76,60
c) R$ 0,75

5) Resolva as subtrações:

a) 407 – 285 =
e) 700 – 138 =
b) 608 – 437 =
f) 650 – 69 =
c) 200 – 48 =
g) 400 – 125 =
d) 501 – 349 =
h) 307 – 187 =


6) Faça os numerais do 575 ao 610:

Data: ______________
Geografia
A IMPORTÂNCIA DAS ÁRVORES
Houve tempo em que plantar uma árvore era um prazer, brincadeira de criança. Tempos depois se tornou uma espécie de obrigação civil divulgada amplamente por diversas e contínuas campanhas.
1. Reduzir o efeito do aquecimento global. As árvores atuam como coletoras de gás carbônico. 2. As árvores evitam ou reduzem a erosão do solo e a contaminação da água.
3. Contribuem às correntes subterrâneas e à manutenção dos rios.
4. As telas naturais feitas de árvores e arbustos, convenientemente plantadas, reduzem significativamente a poluição acústica nos cruzamentos e vias de grande movimento.
5. Servem de barreira visual.
6. Suavizam os perfis dos edifícios.
7. As plantações de espécies de rápido crescimento e de rendimento controlado são uma fonte constante de combustível para estufas e usinas.
8. O manejo controlado de florestas são uma fonte sustentável de madeira.
9. A sombra das árvores pode reduzir os gastos em ar condicionado de edifícios residenciais e comerciais entre um 15 e 50 por cento. As árvores são um meio de “refrigeração” natural.
10. Os arbustos plantados ao redor das casas protegem do vento e da neve.
11. A sombra das árvores refresca as ruas e os estacionamentos.
12. As árvores e os arbustos de uma zona residencial ou comercial, bem colocados e cuidados, podem aumentar significativamente o valor dos imóveis.
 13. As barreiras naturais contra o vento, bem situadas e cuidadas, aumentam significativamente o rendimento das colheitas em comparação com os campos sem proteção, inclusive tendo em conta o espaço ocupado pelas árvores.
14. As barreiras naturais plantadas ao redor das moradias rurais têm muitas vantagens, como a redução dos gastos de calefação e refrigeração, a proteção contra a neve e o vento, o efeito estético e a criação de um novo habitat para a fauna.
15. As árvores que servem de refúgio para a fauna permitem que alguns animais sofram perdas muito menores durante os meses frios do inverno e proporcionam sombra para se proteger do calor do verão.
16. As árvores dão beleza e harmonia a qualquer comunidade.
Agora responda:
a) cite duas vantagens de plantar árvores:
b) Ilustre uma vantagem :
c) Que valor tem as árvores para os animais segundo o texto?
d) Na sua opinião, por que necessitamos de campanhas para plantar árvores?

MATEMÁTICA:
1) Resolva os problemas:
Observe os preços dos produtos:

Produto
Preço
calça
R$ 64, 90
blusa
R$ 29,90
cueca
R$ 8,50

a) Pablo comprou para seu pai uma calça e uma cueca. Quanto gastou?
b) Darlan comprou para seu pai uma blusa e uma cueca. Quanto pagou?
c) Samuel comprou os 3 produtos para presentear seu pai. Quanto gastou?

2) Ysabella tem que andar 580 metros para chegar à sua escola. Já andou 369. Quantos metros faltam?
3) Um carro tem que percorrer 700 quilômetros. Já percorreu 475. Quantos quilômetros faltam para percorrer?
4) Divida:

48 : 4 =
52: 4 =
64: 4 =
32:2=
67: 2=
58: 2=


5) Escreva por extenso os valores:
R$ 800,35
R$ 650,90
R$ 45, 70
Data: ______________
Ciências. Texto em folha mimeografada.
Os Direitos da Água
A ONU redigiu um documento intitulado Declaração Universal dos Direitos da Água. Logo abaixo, você vai ler os seus principais tópicos:
  1. A água não é uma doação gratuita da natureza; ela é rara e pode escassear em qualquer região do mundo.
  2. A utilização da água implica respeito à lei.
  3.  O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Este equilíbrio depende da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
  4. A água deve ser manipulada com racionalidade e precaução.
  5. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
  6. A água faz parte do patrimônio do planeta.
  7. A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada
  8. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Dela dependem a atmosfera, o clima, a vegetação e a agricultura.

Responda:
a) Que tipo de água está perto de acabar no planeta?
b)Segundo o texto, por onde os ciclos das águas começam?
c) Que aspectos da natureza dependem da água?
d) Desenhe formas de uso da água;

Ciclo da Água
A água, na natureza, está sempre mudando de estado físico. Sob a ação do calor do Sol, a água da superfície terrestre se evapora e se transforma em vapor d'água. Este vapor sobe para a atmosfera e vai se acumulando. Quando encontra camadas frias, se condensa, formando gotinhas de água que juntam-se a outras gotinhas e formam as nuvens.
As nuvens formadas, quando ficam muito pesadas por causa da quantidade de água nelas contida, voltam à superfície terrestre em forma de chuva. Uma parte da água das chuvas penetra no solo e forma lençóis de água subterrâneos. Outra parte corre para os rios, mares, lagos, oceanos etc. Com o calor do Sol, a água volta a evaporar.

Exercícios:
a) Como são formadas as nuvens?
b) Desenhe as formas em que podemos encontrar água na antureza:


Água potável e água tratada

A água é considerada potável quando pode ser consumida pelos seres humanos. Infelizmente, a maior parte da água dos continentes está contaminada e não pode ser ingerida diretamente. Limpar e tratar a água é um processo bastante caro, destinado a eliminar da água os agentes de contaminação que possam causar algum risco para a saúde, tornando-a potável.

Exercícios:
1) Quando a água pode ser considerada potável?
2) O que devemos fazer antes de beber água? Desenhe: